1. A próstata
A próstata pode causar sérios problemas e por isso é uma atitude séria e sensata que o homem adquira conhecimentos sobre a próstata. Pouco se fala sobre a próstata. Mas, pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem acima de 45 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E os parceiros, seja mulher ou seja homem, podem ajudar tanto na etapa de prevenção quanto a etapa do tratamento do câncer de próstata.
2. O que é a próstata
A próstata é um órgão interno que só o homem possui. A próstata tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga. A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada. A próstata envolve a parte inicial da uretra.
3. Pra que serve a próstata
A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação. Portanto, a próstata produz parte do sêmen, o sêmen é um líquido espesso que contém os espermatozóides, produzidos pelos testículos.
4. Quais os principais problemas que a próstata pode causar
Aumento da próstata
A próstata começa a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina. Estes são os principais sintomas do aumento da próstata:
- Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;
- Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado;
- Jato urinário que pára e recomeça;
- Necessidade de fazer força para começar a urinar;
- Necessidade de levantar à noite para urinar.
As principais conseqüências do aumento da próstata são o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicações como infecções e danos ao rim.
Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.
Prostatite
É uma inflamação provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa. Os sintomas mais freqüentes são:
- Febre;
- Dor, ardência e dificuldade para urinar;
- Pus na uretra.
Consulte um médico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicações.
Câncer da próstata
O câncer da próstata é um problema muito sério. Trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida. É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.
O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas, os sintomas podem ser os seguintes:
- Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;
- Sangue na urina;
- Dores nos ossos.
Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
Resumindo, o que é necessário fazer se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados?
Você deve procurar atendimento médico. Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento. O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.
Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, porque o câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas. A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.
Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. É isso que as mulheres têm feito para prevenir o câncer da mama e do útero. O urologista é o médico especialista mais preparado para tratar os problemas da próstata.
5. Câncer da próstata
O câncer da próstata é uma doença que atinge as células da próstata, uma das glândulas sexuais masculinas localizada bem abaixo da bexiga e em frente ao ânus. O exame do toque retal ainda é o maior obstáculo para combater o terceiro tipo de câncer que mais atinge os homens e o segundo tipo de câncer que mais mata o homens.
Próstata normal
Próstata com câncer
A glândula pode ou não aumentar de tamanho. Caso aumente, bloqueia o fluxo urinário. Ao fazer o exame retal, o médico sente se a próstata apresenta nódulos. O órgão doente leva cerca de 15 anos para atingir 1 centímetro cúbico.
6. Fases do câncer da próstata
Fase inicial "A" e fase inicial "B" - Tumor está restrito na próstata
Na fase inicial, o homem não apresenta nenhum sintoma. Os sinais da doença são os mesmos da hipertrofia benigna. Isto é, o aumento natural da próstata que acontece com o passar da idade.
Nas fases iniciais "A" e "B" o potencial de cura é alto, pois o tumor está restrito à glândula. Pode ser tratado com cirurgia de retirada ou com um tipo de radioterapia, a braquiterapia que é a colocação de agulhas radioativas dentro da glândula.
Fase "C" - Tumor dentro e ao redor da próstata
Os pacientes apresentam pouca possibilidade de cura, pois o tumor já está ao redor da glândula. Só pode ser tratado com radioterapia.
Fases "D" e "E"
Não há possibilidade de cura. O câncer já se espalhou, caracterizando metástase. Os pacientes são tratados com hormônios e outras medidas.
7. Fatores de risco de câncer da próstata
- Antecedentes familiares (elevam o risco três vezes mais), determinam propensão genética para o problema
- Exposição a substâncias químicas utilizadas na indústria de fertilizantes, chumbo, cromo, cádmio e borracha
- Dietas ricas em gordura animal também contribuem para desenvolver o câncer
- Uso de esteróides anabolizantes afetam os hormônios e ajudam no surgimento do câncer
8. Sintomas de câncer da próstata
- Urinar freqüentemente à noite
- Dificuldade na hora de urinar
- Dor persistente nas costas
- Sangue na urina
9. Exames da próstata
- Toque retal
- Dosagem de substâncias produzidas pela próstata (PSA)
- Ultra-sonografia trans-retal
10. Quando fazer o exame
A partir dos 45 anos, os homens devem submeter-se anualmente ao toque retal e às dosagens de PSA, mesmo que estejam se sentindo bem e não apresentem problemas urinários.
|