Make your own free website on Tripod.com

Próstata e Câncer da próstata

Subdividimos o texto em assuntos a fim de facilitar a leitura:

1. A próstata
2. O que é a próstata
3. Pra que serve a próstata
4. Quais os principais problemas que a próstata pode causar
5. Câncer da próstata
6. Fases do câncer da próstata
7. Fatores de risco de câncer da próstata
8. Sintomas de câncer da próstata
9. Exames da próstata
10. Quando fazer o exame

1. A próstata

A próstata pode causar sérios problemas e por isso é uma atitude séria e sensata que o homem adquira conhecimentos sobre a próstata. Pouco se fala sobre a próstata. Mas, pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem acima de 45 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E os parceiros, seja mulher ou seja homem, podem ajudar tanto na etapa de prevenção quanto a etapa do tratamento do câncer de próstata.

localizacao

2. O que é a próstata

A próstata é um órgão interno que só o homem possui. A próstata tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga. A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada. A próstata envolve a parte inicial da uretra.

3. Pra que serve a próstata

A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação. Portanto, a próstata produz parte do sêmen, o sêmen é um líquido espesso que contém os espermatozóides, produzidos pelos testículos.

4. Quais os principais problemas que a próstata pode causar

Aumento da próstata

A próstata começa a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina. Estes são os principais sintomas do aumento da próstata:

  • Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;
  • Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado;
  • Jato urinário que pára e recomeça;
  • Necessidade de fazer força para começar a urinar;
  • Necessidade de levantar à noite para urinar.

As principais conseqüências do aumento da próstata são o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicações como infecções e danos ao rim.

Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

Prostatite

É uma inflamação provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa. Os sintomas mais freqüentes são:

  • Febre;
  • Dor, ardência e dificuldade para urinar;
  • Pus na uretra.

Consulte um médico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicações.

Câncer da próstata

O câncer da próstata é um problema muito sério. Trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida. É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.

O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas, os sintomas podem ser os seguintes:

  • Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;
  • Sangue na urina;
  • Dores nos ossos.

Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

Resumindo, o que é necessário fazer se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados?

Você deve procurar atendimento médico. Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento. O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.

Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, porque o câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas. A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.

Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. É isso que as mulheres têm feito para prevenir o câncer da mama e do útero. O urologista é o médico especialista mais preparado para tratar os problemas da próstata.

5. Câncer da próstata

O câncer da próstata é uma doença que atinge as células da próstata, uma das glândulas sexuais masculinas localizada bem abaixo da bexiga e em frente ao ânus. O exame do toque retal ainda é o maior obstáculo para combater o terceiro tipo de câncer que mais atinge os homens e o segundo tipo de câncer que mais mata o homens.

Próstata normal

prost. normal

Próstata com câncer

A glândula pode ou não aumentar de tamanho. Caso aumente, bloqueia o fluxo urinário. Ao fazer o exame retal, o médico sente se a próstata apresenta nódulos. O órgão doente leva cerca de 15 anos para atingir 1 centímetro cúbico.

prost.cancer

6. Fases do câncer da próstata

Fase inicial "A" e fase inicial "B" - Tumor está restrito na próstata

Na fase inicial, o homem não apresenta nenhum sintoma. Os sinais da doença são os mesmos da hipertrofia benigna. Isto é, o aumento natural da próstata que acontece com o passar da idade.

Nas fases iniciais "A" e "B" o potencial de cura é alto, pois o tumor está restrito à glândula. Pode ser tratado com cirurgia de retirada ou com um tipo de radioterapia, a braquiterapia que é a colocação de agulhas radioativas dentro da glândula.

tumor restrito

Fase "C" - Tumor dentro e ao redor da próstata

Os pacientes apresentam pouca possibilidade de cura, pois o tumor já está ao redor da glândula. Só pode ser tratado com radioterapia.

tumor ao redor

Fases "D" e "E"

Não há possibilidade de cura. O câncer já se espalhou, caracterizando metástase. Os pacientes são tratados com hormônios e outras medidas.

metastase

7. Fatores de risco de câncer da próstata

  • Antecedentes familiares (elevam o risco três vezes mais), determinam propensão genética para o problema
  • Exposição a substâncias químicas utilizadas na indústria de fertilizantes, chumbo, cromo, cádmio e borracha
  • Dietas ricas em gordura animal também contribuem para desenvolver o câncer
  • Uso de esteróides anabolizantes afetam os hormônios e ajudam no surgimento do câncer

8. Sintomas de câncer da próstata

  • Urinar freqüentemente à noite
  • Dificuldade na hora de urinar
  • Dor persistente nas costas
  • Sangue na urina

9. Exames da próstata

  • Toque retal
  • Dosagem de substâncias produzidas pela próstata (PSA)
  • Ultra-sonografia trans-retal

10. Quando fazer o exame

A partir dos 45 anos, os homens devem submeter-se anualmente ao toque retal e às dosagens de PSA, mesmo que estejam se sentindo bem e não apresentem problemas urinários.

Fonte de texto e imagens: Correio Braziliense
ir para o topo da página