Make your own free website on Tripod.com

HPV

O que é

HPV é o mesmo que condiloma e verruga genital. O vírus, transmitido principalmente por relação sexual, tem cerca de 15 subtipos conhecidos. Doze milhões de brasileiros estão infectados por uma ou mais variações.

Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papillomaviridae, capazes de causar lesões na pele (verrugas) ou em mucosas. Tais lesões apresentam crescimento limitado e freqüentemente regridem de forma espontânea.

virus


O vírus

Há mais de 150 subtipos de HPV identificados. Alguns deles podem desencadear, em um pequeno número de mulheres a longo prazo, o câncer de colo de útero.

Os sintomas

sintomas 1

Os sinais clínicos mais comuns são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidos como "crista de galo"

sintomas 2

Outro sintoma são as verrugas na pele (braços, mãos e outras partes do corpo)

sintomas 3

As lesões sub-clínicas (verrugas uterinas) podem progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente



Contágio


Diagnóstico

A infecção elo HPV pode ser detectada de várias formas, em exames clínicos ou laboratoriais:

Clínico

O médico observa, a olho nu ou com lentes de aumento, as lesões nos órgãos genitais masculino e feminino ou na pele e mucosas do paciente.

Coloscopia (mulher) e Peniscopia (homem)

Com luzes e lentes especiais e depois de aplicar substâncias químicas o médico faz investigações na região genital.

Papanicolaou (mulher)

É o exame mais usado. Buscam-se alterações morfológicas das células. O teste apenas sugere a presença do vírus e não identifica qual o subtipo.

Histopatológico

Exame laboratorial dos tecidos ou células infectadas. Também não consegue identificar o tipo de vírus.

Técnicas moleculares

Identificam o DNA do vírus e seu subtipo. Entre essas técnicas estão a captura híbrida e o PCR. São usadas quando o diagnóstico do vírus é positivo.


Onde fazer os exames

A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que colhe exames preventivos de Papanicolaou é composta por 6.908 Postos de Coleta, localizados em 2.807 municípios brasileiros. Esse exame é gratuito.



Vacina

É a grande esperança e vem sendo pesquisada em diversos países. Os cientistas pesquisam dois tipos de vacinas: a terapêutica, para mulheres já infectadas, e a preventiva, para as que não são portadoras do vírus.



Como prevenir


Tratamento

Texto e imagens: Correio Braziliense